Saúde ocular depende de práticas simples




Simples hábitos como lavar as mãos, retirar a maquiagem de forma adequada, fazer a limpeza correta das lentes de contato ou usar colírios recomendados por oftalmologistas podem evitar sérias doenças relacionada à saúde dos olhos. Nesta sexta-feira (10), comemora-se o Dia da Saúde Ocular e a Organização Mundial da Saúde alerta que 60% dos casos de cegueiras podem ser evitados com práticas fáceis.


O contato com fungos, bactérias e outros organismos faz parte da rotina diária da população, pois eles estão por toda a parte, logo, é imprescindível que a lavagem das mãos se torne um hábito repetitivo ao longo do dia. O simples ato de lavar a mão pode evitar sérias doenças ao olho humano. Já para quem usa lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o oftalmologista José Herculano, estes pacientes são mais suscetíveis a doenças oculares.

“Os pacientes que usam lentes de contato e não fazem a higienização adequada correm sérios riscos de desenvolver doenças como úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira. Por isso, a importância de usar lentes oculares recomendadas por especialistas, assim como, a limpeza das mesmas com soluções específicas”, explicou.

As mulheres devem ter o cuidado ainda, com o uso de maquiagem, ou melhor, com a retirada do produto. O demaquilante é um importante aliado para a retirada da maquiagem, mas se não for usado corretamente, pode entupir glândulas e causar problemas com o terçol, daí a importância de após o uso do produto, lavar a região dos olhos com água corrente.

Outro fator que pode gerar problemas como ardência, coceira e inflamações na região dos olhos é a poluição ambiental. Os poluentes podem danificar glândulas que secretam lágrimas e assim deixar os olhos mais suscetíveis a inflamações. Uma boa dica para quando o ambiente estiver poluído ou seco é utilizar umidificadores de ar e evitar locais com ar condicionado sem manutenção.

Se mesmo tomando todos os devidos cuidados, os problemas oculares surgirem é importante procurar um oftalmologista para receber orientações médicas. Recomenda-se que pelo menos uma vez ao ano seja realizado consulta com um especialista da área.

Ascom
Saúde ocular depende de práticas simples Saúde ocular depende de práticas simples Reviewed by Gilson Brito Sobrinho on 10:45 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.