Piauí VOLTA a ter 99 mil servidores em menos de 3 meses


Os gastos do Estado do Piauí com a folha de pagamento dos funcionários não param de aumentar, assim como o número de servidores, comissionados e terceirizados. Nos três primeiros meses do ano, a Secretaria Estadual de Administração tinha informado uma redução de sete mil funcionários públicos.

De 99 mil contracheques, a folha de pagamento passou a ter 92 mil no mês de março (94,4 mil, segundo dados da CGE-PI). Mesmo assim, por causa dos reajustes, gerava o mesmo impacto de R$ 270 milhões da folha de 100 mil contracheques do governo Zé Filho. Mas, esses gastos devem ser mais altos agora, já que em julho deste ano, o Portal da Transparência do Piauí apontava 99.630 servidores na folha de pagamento.

A máquina pública continua inchada e não há muito que fazer para reduzir, a não ser adotar a mesma prática do governo federal, o ajuste fiscal com o corte de gastos públicos. A pressão das categorias que cobram nomeações, o agrado aos indicados políticos e as contratações temporárias revelam a dificuldade de se tomar essa decisão.

O gráfico acima preparado pela Instituto BrVox mostra a evolução do aumento da máquina pública no serviço público estadual até julho deste ano.

Aumento de 6.042 funcionários

Foram mais de seis mil novas contratações de janeiro a julho. A maioria é de servidores contratados como os professores substitutos, serviços gerais e outros. Eles assinam contratos temporários, uma prática que vem se repetido há muito tempo. Por isso, a redução da folha acaba sendo confundida com a substituição dos contratos. Em dezembro, o governo Zé Filho tinha 7.781 contratados.

Essa categoria dos contratados começou janeiro com 2.368 funcionários e contratualmente com 6.425, ou seja, foram 4.057 novos servidores que ingressaram no serviço público estadual através dos contratos temporários.

Aquiles Nairá
Piauí VOLTA a ter 99 mil servidores em menos de 3 meses Piauí VOLTA a ter 99 mil servidores em menos de 3 meses Reviewed by Redação on 15:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.