Corpo do ex-governador Lucídio Portella é sepultado

Uma pequena cerimônia religiosa foi realizada antes do enterro, levando as lágrimas, principalmente, a família do ex-governador.

Sob forte comoção, o corpo do ex-governador Lucídio Portella foi enterrado por volta das 12h deste sábado (31), no cemitério Parque Jardim da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina. 

Últimas homenagens à Lucídio Portella(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Familiares, amigos e autoridades políticas, dentre elas, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), o senador Elmano Férrer (PTB), o ministro da Saúde Marcelo Castro (PMDB), deputados e vereadores estiveram presentes e estavam bastante emocionados durante o sepultamento.

Chegada do Ex Governador ao cemitério(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Uma pequena cerimônia religiosa foi realizada antes do enterro, levando as lágrimas, principalmente, a família do ex-governador. 

Elmano Férrer(Imagem:Lucas Dias/GP1)

“Lucídio Portella foi um exemplo para todos nós que fazemos política no Piauí. Ele foi um grande homem, um grande médico e acima de tudo, um grande líder. Ele tem uma grande marca, que é a seriedade. Vai nos fazer muita falta”, destacou o senador Elmano Férrer ao GP1.

A família

Iracema Portella e Ciro Nogueira prestam as últimas à Lucídio Portela(Imagem:Lucas Dias/GP1)

A filha do ex-governador, a deputada federal Iracema Portella, também destacou a seriedade e o legado político deixado pelo pai. 

“Desde pequena que eu tenho contato com as pessoas e elas sempre lembram e falam dele com muito carinho e muito respeito. Ele deixou um legado de muita humildade e seriedade quanto homem público. Não se tem dúvidas de que ele foi um grande exemplo para mim como cidadão e como homem público”, disse a deputada. 

O senador Ciro Nogueira falou que o sogro viveu com plenitude os 93 anos e que só tem a agradecer por ter tido a oportunidade de conviver com ele.

“Ele foi um homem que viveu em sua plenitude, tudo que realizou, pelo legado que deixa, vai fazer muita falta, mas foi um homem que viveu bastante. Só temos que agradecer cada momento que tivemos com ele”, declarou o genro do ex-governador, o senador Ciro Nogueira ao GP1.


Firmino Filho e Marcelo Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Morte de Lucídio 

O ex-governador do Piauí, Lucídio Portella, morreu na tarde desta sexta-feira (30) após sofrer aneurisma na aorta abdominal. Lucídio Portella faleceu aos 93 anos, na clínica que leva seu nome. O corpo foi velado na Assembleia Legislativa (Alepi) e enterrado no cemitério Jardim da Ressurreição, zona sudeste de Teresina.

Lucídio Portella sendo Carregado para familiares e amigos Prestarem as últimas homenagens(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Trajetória política 

Lucídio Portella nasceu no município de Valença do Piauí, no ano de 1922. Irmão do também ex-governador Petrônio Portela, iniciou sua carreira política assessorando o irmão. Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o político foi indicado ao cargo de governador do Piauí em 1978, pelo presidente Ernesto Geisel, sendo o último chefe do executivo piauiense eleito pelo voto indireto. Em 1982, o ex-governador assumiu o comando do PDS no Piauí.

Tumulo onde Lucídio Portella vai ser Enterrado(Imagem:Lucas Dias/GP1)

O ex-governador, à frente do PDS, firmou parceria com o PFL visando as eleições de 1990, quando assegurou sua eleição ao Senado e a vaga de vice-governador para o seu então genro Guilherme Melo. 

Com a extinção do PDS em 1993, o político migrou para o Partido Progressista Reformador (PPR), depois para o Partido Progressista Brasileiro (PPB) e por fim para o atual Partido Progressista.

Últimas homenagens à Lucídio Portella(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Lucídio Portella vem de família atuante na política piauiense, ele era tio do ex-deputado estadual Marcelo Coelho. Myriam Portella, sua esposa, foi eleita deputada federal em 1986 e disputou em duas oportunidades a prefeitura de Teresina, em 1985 e 1988, sendo derrotada ambas as vezes. Seu irmão Elói Portella Nunes também exerceu o mandato de senador enquanto Freitas Neto foi Ministro Extraordinário das Reformas Institucionais ao final do primeiro governo Fernando Henrique Cardoso.

Últimas homenagens à Lucídio Portella(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Fonte: GP1
Corpo do ex-governador Lucídio Portella é sepultado Corpo do ex-governador Lucídio Portella é sepultado Reviewed by Redação on 18:55 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.