“O novo ministro da Saúde é uma marionete”, afirma médico


Profissional do “Programa Mais Médicos” em comunidades indígenas de Roraima, Everton Walczak avalia troca no ministério como um retrocesso à saúde pública brasileira e sentencia: “o programa não é de nenhum partido, ele é do povo”.

Você considera que a mudança no Ministério da Saúde pode comprometer o Mais Médicos?
O Chioro [Arthur Chioro foi ministro da saúde entre 2014 e 2015] é uma pessoa que defende o SUS. O que eu vou falar da mudança de uma pessoa que defende o SUS para uma pessoa que defende os interesses das grandes empresas privadas de saúde? Uma pessoa que é apadrinhada pelo deputado federal Eduardo Cunha que, por sinal, foi financiado pelo Bradesco Seguro na última campanha eleitoral? A pergunta é: esse ministro vai defender qual interesse? O interesse do SUS, que é destinado ao povo que realmente necessita dessa atenção, ou os interesses do capital? O Chioro estava fazendo um excelente trabalho e eu considero a troca muito negativa. Na minha visão, o novo ministro da saúde é uma marionete do capital privado.

Para além da troca de ministro, o PMDB também lançou a Agenda Brasil, que pode prejudicar a saúde pública.
Nosso Sistema Único de Saúde [SUS] ainda tem muito que melhorar, mas cabe somente a nós essa mudança. O sistema privado tem apenas um fim: lucrar. Em contrapartida, o SUS tem como objetivo ajudar as pessoas. Essa Agenda Brasil é um enorme retrocesso ao povo brasileiro. E quem vai sentir as consequências dessas medidas não vai ser as pessoas que têm dinheiro para pagar um plano de saúde. Setores conservadores pretendem transformar a saúde pública brasileira aos moldes dos Estados Unidos, onde só se consegue atendimento se você tem dinheiro. O povo mais carente que vai pagar a conta se essa ofensiva se concretizar.

Portal F5
“O novo ministro da Saúde é uma marionete”, afirma médico “O novo ministro da Saúde é uma marionete”, afirma médico Reviewed by Redação on 19:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.