Velhos tempos, belos dias


No início da década de 2000 o sobrado passou a ser sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba.

Vemos na imagem o histórico sobrado da “Dona Auta”, no centro de Parnaíba, tombado em nível federal pelo IPHAN. Sua construção é do século XVIII, exatamente o século de maior grandeza para a vila de São João da Parnaíba.

Este prédio já foi casa residencial, sede da Capitania dos Portos e em 1918 serviu de sede do Bando do Brasil, a primeira casa creditícia que funcionou em Parnaíba. De 1938 a 1967 foi sede do Grupo Escolar Miranda Osório.

Quando assumiu a secretaria municipal da cultura, o jornalista Arlindo Leão (O Piaguí Culturalista) criou e instalou no referido prédio o Museu do Esporte, todo o acervo do desportista Pedro Alelaf e documentos outros da história do nosso esporte, principalmente do centenário Parnahyba Sport Club, um dos times de futebol mais antigos do Brasil.

Foi também criado e instalado por Arlindo Leão, o Museu do Filme Antigo, com todo o acervo do cinéfilo Wanildo Mendes dos Santos, já falecido. Arlindo Leão conseguiu alguns documentos históricos da cidade, que estão espalhados pelas salas do sobrado.

No térreo, funciona a biblioteca pública municipal “Dr. Mirócles Véras” criada oficialmente em 1937. Arlindo Leão ao assumir a secretaria, a biblioteca há anos não recebia um livro novo para o seu acervo e conseguiu junto ao Ministério da Cultura, cerca de mil livros novos, modernos e famosos. Dotou a biblioteca de uma estrutura que atendia a todos os aspectos. Recebia, conforme o livro de presença, cerca das 80 visitas diárias, entre alunos, professores, pesquisadores, curiosos e turistas.

Hoje, quase 7 anos depois, ainda pertencendo à prefeitura municipal, o sobrado histórico está em estado de abandono e recentemente, a biblioteca infantil de Parnaíba (BIPA), conseguida por Arlindo Leão (doação da escritora e jornalista parnaibana Maria das Graças Ramos), teve que se mudar para a Universidade Federal do Piauí (campus Parnaíba), devido à precária situação do prédio, apesar de todos os esforços do atual presidente do IHGGP. O local fazia parte das comemorações oficiais do 19 de outubro.

Antes de ter que deixar a pasta, em 2009, Arlindo Leão estava concluindo um projeto para a citada biblioteca, em que pretendia digitalizar o acervo de todos os almanaques da Parnaíba, além de deixar o ambiente refrigerado.

Por: Arlindo Leão
Velhos tempos, belos dias Velhos tempos, belos dias Reviewed by Redação on 12:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.