Polícia Federal realiza Operação Açougue em Parnaíba. Mais de 80 policiais envolvidos


Operação resultante de investigações iniciadas em setembro de 2014, desmontou uma quadrilha que recebia drogas do Paraguai e atuava em pelo menos 5 cidades do Brasil, entre elas Parnaíba.

“Quadrilha especializada em comercializar drogas” Essa foi a frase utilizada pelo Delegado de Polícia Federal Marcos Roberto, para descrever a quadrilha desbaratada nesta quinta-feira (09), durante a Operação Açougue, realizada em Parnaíba.


Para a Polícia Federal, a quadrilha alvo da operação, foi a segunda maior quadrilha de tráfico de drogas que já atuou em Parnaíba. O delegado Marcos Roberto classifica a quadrilha de José Araújo Miranda - O Cobra, assassinado em junho de 2011, como a maior organização criminosa que já atuou em Parnaíba, porém, a quadrilha desbaratada nesta quinta-feira (09), movimentava uma quantidade muito superior a que era comercializada por Zé Maria Cobra.

O nome da operação é uma alusão a um negócio de “fachada” montado pela organização criminosa, um açougue e sacolão, localizado em Parnaíba.


O grupo atuava em conjunto com outras quadrilhas nas cidades de Caldas Novas (GO), Anápolis (GO), Ceilândia (DF), Teresina (PI) e Parnaíba (PI). O objetivo da operação desta quinta, foi cumprir 14 mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de condução coercitiva.

Segundo o delegado Marcos Roberto a quadrilha não praticava outros delitos como roubos ou agia de forma violenta, porém, alguns assassinatos em Parnaíba são decorrência de suas atividades, visto que a apreensão de mais de 1 tonelada de drogas em 2015, acarretou no não pagamento dessas drogas junto ao seu fornecedor, que enviou assassinos para executarem os compradores em Parnaíba. Um caso recente, foi a tentativa de homicídio realizada no Bairro Ceará em fevereiro de 2016. (Homens armados tentam matar empresário no Bairro Ceará e são recebidos à bala), segundo a Polícia Federal, a “vítima” da tentativa de assassinato seria o chefe da organização em Parnaíba.

Veículo utilizado para tentar assassinar empresário

Ao todo 87 policiais federais de Parnaíba, Teresina, Anápolis, Caldas Novas e Ceilândia, participaram da operação, sendo 17 delegados, 18 escrivães, 51 agentes e 01 papiloscopista.

Até essa manhã 08 pessoas foram presas em Parnaíba, entre elas o proprietário do açougue/sacolão, que era usado como “fachada” para lavagem de dinheiro obtido com a venda das drogas em Parnaíba.

Por: Bruno Santana
Polícia Federal realiza Operação Açougue em Parnaíba. Mais de 80 policiais envolvidos Polícia Federal realiza Operação Açougue em Parnaíba. Mais de 80 policiais envolvidos Reviewed by Redação on 14:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.