SENAI abre inscrições para curso na área de alimentos



O SENAI Piauí, por meio do Centro em Tecnologia de Alimentos (CTC), está com inscrições abertas para o curso “Implantação de BPF e Planos APPCC em Indústrias de Alimentos”, na modalidade Aperfeiçoamento Profissional. Os interessados em efetivar suas matrículas devem procurar o CTA, localizado no Distrito Industrial Sul de Teresina ou obter maiores informações pelos telefones: (86) 3227-1822 e (86) 9 9975-5633, falar com o senhor Raimundo Mendes.

O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado nos turnos tarde e noite, iniciando no dia 1º de agosto prosseguindo até o dia 5 do mesmo mês, com 25 vagas disponíveis. Os pré-requisitos básicos são: estar comprometido com a direção da empresa, no desenvolvimento de programas relacionados com a segurança de alimentos; Ter conhecimentos de processos de produção/distribuição da empresa; ter facilidade em coordenar equipes (liderança) e possuir disponibilidade de tempo para administrar o programa.

O instrutor será Paulo Sérgio de Sales Pires, engenheiro agrônomo especialista em Controle de Qualidade de Alimentos, Multiplicador, Consultor e Auditor do PAS – Programa Alimentos Seguros. Segundo ele, os participantes vão poder conhecer durante o curso, entre outros itens, as normas, padrões, gestão da qualidade e as características que a afetam, além de do moderno sistema de gestão da qualidade para empresas de alimentos como (BPF, POP´s, PPHO´s, PAC´s APPCC). E mais: implantação e seguimento de sistemas de qualidade (qualidade/produtividade) e avaliação da mesma.


“Essa capacitação tem por objetivo principal proporcionar aos profissionais conhecimentos teórico e práticos sobre as principais ferramentas aplicadas no controle de qualidade de alimentos, sendo capaz de reconhecer a importância das ferramentas aplicadas no controle de qualidade (programas, sistemas, outros), identificando e avaliando o estágio destas nas empresas, estabelecendo o que é crítico e mais urgente a ser operacionalizado, desencadeando as ações necessárias para a implantação e implementação”, explica o instrutor.

O conteúdo programático constará de: conceito de segurança de alimentos; origem e procedência dos agentes (perigos) nos alimentos; qualidade; normas e padrões, além de legislação; programa 8S; PDCA; de autocontrole: BPF/PPHO/POP/PAC´s e APPCC; programas relacionados com BPF; check list e plano de ação; elaboração do manual de BPF; POP`s/PPHO´s/PAC´s; introdução ao APPCC; elaboração de plano APPCC; metodologia de implantação de BPF e APPCC, e Auditoria de BPF/APPCC. O investimento é de R$ 100,00.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI
SENAI abre inscrições para curso na área de alimentos SENAI abre inscrições para curso na área de alimentos Reviewed by Redação on 10:32 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.