Secretaria de Saúde emite Nota de esclarecimento sobre caso de Febre Amarela em Parnaíba

A Secretaria de Estado da Saúde informa o registrado do primeiro caso suspeito de febre amarela no Piauí, no município de Parnaíba, em uma criança de 9 anos que veio da cidade de Munhuaçu, em Minas Gerais e encontra-se internada em hospital de Teresina. 


Os exames na criança foram todos solicitados e encaminhados para os laboratórios de referencia que são o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) e Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) de forma emergencial para que possamos ter a confirmação, ou não, desse caso.

Informa, ainda, que já tomou todas as medidas preventivas acerca desse caso, com o objetivo de evitar a transmissão da febre amarela em meio urbano. Além disso, a Secretaria já autorizou a borrifarão nas regiões onde a paciente andou, no caso Parnaíba e Luis correia. Também, foi deslocada uma equipe de Vigilância Entomológica para ajudar nessa borrifarão.

Tendo-se a confirmação desse caso, a Secretaria está pronta para prosseguir com a captura e análise laboratorial do vetor para detectar se há a infecção desse vetor pela febre amarela. 

Outra ação da Secretaria é a realização, no dia 3 de fevereiro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, de uma oficina de orientação sobre febre amarela para os 58 municípios que estão na área de risco de transmissão. 

Com relação a vacinação, a Secretaria encaminhou, além das de rotina, um estoque a mais de 5 mil doses de vacina contra febre amarela para a Regional de Saúde de Parnaíba, afim de distribuição aos municípios da região.

Todas essas medidas tomadas objetiva evitar a transmissão da doença para que possamos permanecer com nossos dados epidemiológicos zerados, acerca desse agravo.

Fonte: SESAPI 
Secretaria de Saúde emite Nota de esclarecimento sobre caso de Febre Amarela em Parnaíba Secretaria de Saúde emite Nota de esclarecimento sobre caso de Febre Amarela em Parnaíba Reviewed by Redação on 21:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.