2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria é transmitido na FIEPI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as federações estaduais, realizou o 2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria,nesta segunda-feira (21).


Com o tema “Modernização trabalhista: impactos sobre o ambiente de negócios”, o encontro mobilizará líderes e executivos dos sindicatos empresariais da indústria, assim como gestores e especialistas das federações estaduais e da CNI. A ação é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e foi feito a transmissão foi feita por meio der videoconferência para todo o país.
No Piauí, o diálogo foi realizado na sede da FIEPI, em Teresina. “É um avanço importante no caminho da modernização das relações do trabalho no Brasil”, ressalta o presidente da FIEPI, Zé Filho. Segundo ele, discussão não poderia vir em melhor momento.


No último dia 13, o presidente Michel Temer sancionou a Reforma Trabalhista. As novas regras entram em vigor em novembro, por isso sindicatos industriais precisam estar preparados para orientar as empresas representadas a lidar com as mudanças. Para a CNI, a lei valoriza a negociação coletiva e prestigia o diálogo entre empresas e trabalhadores, que poderão encontrar soluções pactuadas para seu dia a dia, como já prevê a Constituição.

O Diálogo foi estruturado em quatro momentos. O deputado Daniel Vilela, presidente da Comissão Especial da Reforma Trabalhista na Câmara dos Deputados, apresentou um panorama das mudanças. Em seguida, a gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, abordou os impactos que a Reforma deve gerar sobre o ambiente de negócios. No terceiro momento, o presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, fez um balanço dos avanços e desafios para a modernização trabalhista. Por fim, os três expositores responderam a perguntas dos participantes.


Dentre os temas detalhados na apresentações, as regulamentações de trabalho, de acordo com as novas regras da Legislação Trabalhistas, tais como: compensação de jornada, banco de horas, realização de horas extras e outros.

REDE SINDICAL DA INDÚSTRIA - A Rede Sindical da Indústria foi criada em 2015 para intensificar o alinhamento, a mobilização em temas de interesse comum e a troca de informações entre as entidades que compõem o Sistema de Representação da Indústria - sindicatos, federações e CNI. Moderada pela CNI, a Rede conta atualmente com a participação ativa de 26 federações e de 699 líderes e executivos sindicais de 15 setores industriais. O primeiro Diálogo da Rede Sindical aconteceu em março e abordou perspectivas para a indústria em 2017.

O vice-presidente da FIEPI, Francisco Neto, representou o presidente Zé Filho durante o evento. Participaram da videoconferência o diretor de assuntos institucionais da FIEPI; Ewerton Negri, a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi; Lauriane Coelho, o diretor administrativo Edgar Ataide, o tesoureiro Robério Cantalice, o gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEPI; Islano Marques, vários presidentes de sindicato e colaboradores do Sistema FIEPI.
2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria é transmitido na FIEPI 2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria é transmitido na FIEPI Reviewed by Redação on 22:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.