Apagão | Piauí e mais treze estados do Norte e Nordeste ficam sem energia

Queda no fornecimento de energia e problemas com telefonia e internet acontecem desde 15h48 desta tarde

Um apagão na tarde desta quarta-feira (21/03) deixou 14 estados do Norte e Nordeste sem energia.

Além do Piauí, o problema foi registrado em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

A queda de energia ocorreu às 15h48, seguida de problemas com a rede de telefonia e internet móvel.

Em alguns estados, o fornecimento está sendo retomado aos poucos, como o caso do Piauí. Na capital Teresina, diversos bairros da região central da cidade, Zonas Norte e Leste, já têm situação normalizada.


Mas nas principais vias, é grande o transtorno na volta para casa. Com semáforos apagados, é caótica a situação em alguns cruzamentos, causando longas filas de congestionamento.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) afirmou que "uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento". 


Diz ainda que "em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW".

Segundo o site G1, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho alegou que o problema aconteceu durante uma tentativa de aumentar a carga em uma linha de transmissão de Belo Monte.

Fonte: 180 Graus
Apagão | Piauí e mais treze estados do Norte e Nordeste ficam sem energia  Apagão | Piauí e mais treze estados do Norte e Nordeste ficam sem energia Reviewed by Redação on 22:28 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.