OAB-PI constata superlotação e problemas estruturais em penitenciária de Floriano

De acordo com a OAB-PI, a penitenciária apresenta uma grande quantidade de presos provisórios, além de problemas estruturais

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Lucas Villa, e as Comissões de Direito Humanos e Direito Penitenciário visitaram, nessa segunda-feira (19/03), a Penitenciária “Gonçalo de Castro Lima”- Vereda Grande, localizada em Floriano-PI.

No local, foi constatada a superlotação da unidade prisional, que possui capacidade para 200 detentos e atualmente conta com 316, dos quais 223 são presos provisórios.

Denúncia foi constatada através do Comissões Itinerante (Foto: Divulgação)

“Observamos que infelizmente, assim como no sistema prisional do país como um todo, a Penitenciária Vereda Grande também se encontra em situação de superpopulação carcerária preocupante, com uma quantidade muito grande de presos provisórios. Precisamos observar melhor a situação dos presos provisórios no Estado do Piauí como um todo e na cidade de Floriano não é diferente. E também observar as circunstâncias em que essa pena está sendo cumprida aqui na Vereda Grande”, informou Lucas Villa.

A comitiva da OAB-PI recebeu informações de que o fornecimento de energia é precário e que um gerador foi disponibilizado em agosto de 2017 pela Secretaria, mas ainda não está sendo utilizado em virtude da falta de estrutura elétrica na penitenciária. Os detentos, por sua vez, reclamaram que estão tendo apenas trinta minutos de banho de sol, o que seria insuficiente para pessoas que passam o dia encarceradas.

“Estamos levantando as informações para depois conversamos com a Secretaria de Justiça do Estado e chegarmos à melhoria do cumprimento da pena aqui na Penitenciária de Vereda Grande”, garantiu o vice-presidente da OAB-PI. A Instituição também se comprometeu em conversar com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí para verificar a situação da votação dos detentos.
OAB-PI constata superlotação e problemas estruturais em penitenciária de Floriano  OAB-PI constata superlotação e problemas estruturais em penitenciária de Floriano Reviewed by Redação on 13:07 Rating: 5

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.